Inglês para fluência — a urgência dos brasileiros!

October 5, 20140 Comments

A situação do inglês no Brasil

Apesar do investimento que o governo tem feito através dos anos no ensino da língua inglesa nas escolas e apesar de ter tantas escolas de inglês espalhadas por todo o país, basicamente o inglês NÃO é falado no Brasil. As estatísticas mais positivas provavelmente vão dizer que menos de 5% da população brasileira fala inglês, mas a realidade é bem diferente.   Provavelmente muito menos de 1% dos brasileiros que estão residindo no Brasil tem até mesmo a mais básica e mínima fluência.

O Brasil é um país enorme, de dimensões continentais e está rodeado de países de fala espanhola.  A língua portuguesa é muito bonita e obviamente o país não tem problemas linguísticos, mas o Brasil quer se expandir e ter o êxito de um país influente e poderoso globalmente.  A nível mais global, nos EUA se menciona frequentemente os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) como os países que estão em crescimento na arena da economia mundial, mas sempre no sentido de POTENCIAL. Desses países, a Índia leva uma enorme vantagem quando se trata de inglês.  Muitas companhias e empreendimentos multinacionais veem positivamente o fato da Índia ter o inglês como uma de suas línguas oficiais.  Na China, hoje em dia, tem mais gente estudando e aprendendo inglês do que gente falando inglês nos EUA.  A Rússia também já entendeu como é necessário estudar e aprender inglês. 

Não existe dúvidas de que a língua inglesa é a mais influente do mundo.  Essa é a língua preferida que provavelmente qualquer brasileiro no turismo, administração de empresa, agências governamentais, missão clerical internacional, medicina e na indústria IT vai usar quando precisar falar com alguém na China, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Índia, Rússia, Nigéria ou Bangladesh.

Na Europa sempre encontraremos pessoas fluentes em inglês.  No México se fala muito o inglês, em parte devido a sua localização e o fato de estar próximo aos EUA.  A indústria turística mexicana é uma grande potencia, atraindo principalmente americanos e europeus. 

 

Por que aprender inglês? 

A lista de razões que comprovam a urgência de aprender (e manter) seu inglês é muito grande.  Vamos começar com as mais básicas e mais evidentes:

1.  Sem dúvida alguma vez você já deve ter se deparado com algum formulário de pedido de emprego lhe perguntando: “Que idioma estrangeiro você fala”?  Nos campos “Falo”, “escrevo” e “leio”, é bem comum às pessoas assinalarem “Inglês básico” quando não durariam cinco minutos em uma conversação aberta e espontânea com um nativo ou qualquer pessoa realmente fluente em inglês.

2.  O mercado de trabalho, quando não exige, pelo menos pede fluência no inglês.  Ao tentar obter um bom emprego, a fluência em inglês só pode te ajudar e nunca vai te atrapalhar.  Mas se você não possui fluência em inglês, em muitos casos você sofrerá perda.  Por quê?  Você provavelmente estará competindo com outros candidatos pela mesma vaga e a fluência no inglês estará na lista de fatores que influenciarão na escolha do candidato ideal para a vaga.

3.  O Brasil está em fase de crescimento e de OPORTUNIDADES.  O “gigante adormecido” está sendo cutucado, empurrado e chacoalhado pelo resto do mundo em um apelo para sair da dolorosa lista dos países de terceiro mundo e unir-se a lista dos países avançados de primeiro mundo.  Isso é evidenciado pela necessidade de expandir-se basicamente em todas as áreas: comercio exterior, tecnologia, ciências, indústria petroleira, aviação, transporte internacional, metalúrgica, minérios, indústria têxtil, química, etc.

A também a necessidade de impulsionar o turismo brasileiro e atrair turistas da América do Norte e Europa em números competitivos.

 Prognósticos para o futuro

A língua inglesa não vai desaparecer nem do mundo desenvolvido, nem do comercio exterior, nem de sua infiltração no português via palavras emprestadas voluntariamente pelos brasileiros, nem da música e nem dos formulários de emprego. 

 

Você e a fluência em inglês

Onde é que você se encaixa com referencia a fluência no inglês? Para você competir no Brasil hoje, você tem que ter fluência no inglês.  A cada dia essa demanda esta aumentando.  Tudo indica que o Brasil vai seguir crescendo e a população brasileira precisa urgentemente aprender a falar o inglês fluentemente. 

 

 

Filed in: ingles no brasil
Tagged with:

Leave a Reply

Arquivos

Search


Testimonials

O English4Brazil vai muito mais além do “the book is on the table” e do “verbo to be” que são “aprendidos” no colégio. Aqui, compreendi que, além da gramática e da ortografia, saber COMO se fala o Inglês é fundamental. A fonética, até então por mim desconhecida, passou a ser uma das principais ferramentas de aprendizado, aliada à interação constante com os professores e colegas e curso.

Daniel PennThales Delfino - Analista de Sistemas – IT industry; João Monlevade – MG, BrazilEnglish4Brazil

Inscreva-se em nosso canal via Email

Inscreva-se no nosso canal para receber atualizações de novos videos e posts com exclusividade!

Back to Top